sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Pulmões

Os pulmões representam órgãos esponjosos exclusivamente torácicos, sendo os principais órgãos da respiração, onde ocorre a captação do oxigênio e a liberação do dióxido de carbono para o ar atmosférico durante a sequência inspiratória e expiratória.
Os pulmões são constituídos de órgãos piramidais apresentando um ápice, uma base e três faces: costal, mediastínica e diafragmática. A face costal, convexa e lateral, a face costal, convexa e lateral, a face mediastínica, com uma porção côncava onde se situa a impressão cardíaca e o hilo pulmonar e a face diafragmática, como o nome sugere mantendo relação anatômica com o músculo diafragma. (figura)
Os pulmões estão constituídos por lobos separados por fissuras. O pulmão direito apresentando três lobos, o superior, o médio e o inferior, separados pela fissura oblíqua e horizontal. O pulmão esquerdo apresentando dois lobos, o superior, o médio e o inferior, separados pela fissura oblíqua, na porção inferior ainda do lobo superior destacam-se a presença da língua.
No hilo pulmonar encontram-se as estruturas que entram ou saem dos pulmões, constituindo-se dos brônquios, dos vasos sanguíneos, linfácos e nervos. Na maioria dos casos no sentido do ápice para a base do pulmão direito o brônquio principal possui uma posição ligeiramente superior em relação à artéria e às veias. No pulmão esquerdo, a artéria pulmonar possui uma situação superior em relação ao brônquio e às veias.
A respiração é controlada pelos centros respiratórios localizados no tronco encefálico determinando no adulto a freqüência média é de 12 excursões respiratórias por minuto, tendo cada excursão um volume de ar de aproximadamente 500 ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário